Como fazer um planejamento familiar e sucessório
Primeiramente o que é holding familiar?
Apesar de ter o termo em inglês, a “Holding Familiar”, é um modelo de gestão e administração patrimonial, na qual basicamente é constituída uma empresa familiar, visando proteger o patrimônio da família, evitar atritos, desavenças na sucessão patrimonial e em alguns casos mitigar significativamente a carga tributária.
A Holding tem se tornado cada vez mais popular entre as famílias, porém, para abrir uma Holding, não basta apenas constituir uma empresa e transferir os bens da pessoa física para a pessoa jurídica, no caso, é imprescindível um estudo com auxílio de um advogado especializado, visto que para constituição da empresa é necessário um conhecimento técnico e jurídico para entender se a holding familiar é um caminho assertivo e vantajoso financeiramente para a família.
Ainda, antes de constituir a holding é preciso analisar qual será o tipo societário da empresa que melhor se adequa ao perfil e interesse da família, visando sempre evitar o desgaste de um processo de inventário, dilapidação do patrimônio e redução de custos tributários.
Por fim, depois de um estudo pormenorizado dos interesses da família juntamente com seu advogado, é hora de abrir sua Holding familiar, transferindo dentro dos limites legais os bens que pertenciam a pessoa física e que passarão a integrar a pessoa jurídica.
Se tem interesse em entender melhor sobre a holding familiar, estamos a disposição para sanar suas dúvidas e auxiliar em todos os passos de criação da sua holding familiar.