Advocacia Trabalhista Preventiva | Bicalho Advocacia
Saiba que é possível diminuir os riscos de um processo trabalhista
Em tempos de crise, a prevenção é uma medida necessária.
Empresas que não adotam práticas de gestão de pessoas para minimizar seus passivos trabalhistas, podem comprometer boa parte de seus recursos financeiros com o pagamento de pesadas indenizações na Justiça do Trabalho.
O direito preventivo vem da necessidade de o advogado aplicar seu conhecimento técnico jurídico e evitar que algo errado ocorra com seu cliente. Caso o erro já tenha acontecido, descartamos o direito preventivo.
A prevenção se dá ao fato de prever o acontecimento, e já estar preparado para ele, um conjunto de medidas que levam o empresário prevenido a evitar altas custas judiciais, principalmente no direito do trabalho.
Quais práticas de gestão podem ajudar a diminuir o passivo trabalhista?
- Apostar na advocacia preventiva;
- Investir em um bom controle de ponto;
- Otimização no arquivamento de documentos de empregado;
- Realizar auditorias internas;
- Celebrar acordos coletivos;
- Pedir assinatura em todos os recibos ;
- Ter áreas de RH e jurídica eficientes.
Advocacia Trabalhista Preventiva
A advocacia preventiva ajuda a empresa a economizar, pois, mantem documentação necessária em caso de processo trabalhista(recibos, advertências, comprovante de compra de EPI, entre outros), orienta sobre o fornecimento e o uso correto dos EPI, evitando assim uma condenação quanto a insalubridade e periculosidade, ou seja, a advocacia preventiva, ajuda evitando ao máximo uma condenação no processo trabalhista.
Sem uma consultoria e/ou assessoria jurídica, praticada de forma preventiva, as empresas estarão incidindo em custos judiciais altos e de riscos aos negócios que poderiam ser evitados, que poderiam ser tratados de uma maneira preventiva.