Trabalho em Home Office em São Paulo | Bicalho Advocacia
Trabalho em Home Office
O que muda e a Segurança digital
Com o avanço tecnológico e a pandemia da COVID-19, o trabalho remoto ganhou destaque significativo. No entanto, é fundamental compreender se existem diferenças em relação ao trabalho presencial. A legislação atual não estabelece distinções, e todos os direitos trabalhistas são preservados.
É importante ressaltar que, mesmo na transição para o home office, os benefícios que o empregado recebia, como vale-refeição/alimentação, não podem ser suprimidos. Além disso, é possível estabelecer, por meio de acordo individual de trabalho, as responsabilidades e atribuições, incluindo a adequação de equipamentos de tecnologia, melhorias no serviço de internet e a aquisição de itens necessários para a configuração de um ambiente de trabalho adequado em casa.
Apesar da comodidade e flexibilidade do trabalho remoto, muitos empregadores se preocupam com a segurança de dados. Pensando nisso, separamos 3 dicas essenciais para a segurança digital da sua empresa no regime de home office:
DICA 1: Disponibilize um computador individual para o seu empregado.
DICA 2: Estimule a criação de senhas complexas (com números, letras e caracteres especiais) para a inicialização do computador e para as plataformas essenciais ao negócio (como o e-mail).
DICA 3: Desaconselhe o uso de Wi-Fi aberto!